MUF – Museu da Favela

Quem passa pelo asfalto, nem imagina o que acontece de bacana lá em cima! Já ouviu falar no projeto Museu da Favela? Criado em 2008 por lideranças culturais moradoras das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o projeto tem o objetivo de estabelecer caminhos para possiblitar a visitação e o contato cotidiano dos moradores, tornando visíveis os valores culturais e o patrimônio arquitetônico gigante.

museu-da-favela
E onde é que o graffiti entra nessa história? Bem, o
 famoso grafiteiro Acme, morador do Pavão-Pavãozinho, foi um dos responsáveis pela realização do projeto como o primeiro presidente da diretoria do MUF, e hoje é o coordenador do Circuito das Casas Telas, projeto que reconta a história das favelas através de 26 pinturas em muros de ruas e casas feitas em grafite por artistas de dentro e de fora das comunidades.

Imagem10

É um enorme museu vivo que compreende mais de cinco mil imóveis conectados por um labirinto de becos, escadarias e vistas panorâmicas da cidade. Incrível, né? E não acaba por aí! 

Além disso, o MUF tem grande importância na luta contra a segregação social das favelas e defender a dignidade das condições de vida local. O plano é que em um futuro próximo, o morro do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo se transformem em monumentos turísticos do Rio compostos por diversas galerias a céu aberto que vão expor a história de formação das favelas, as origens culturais do samba, a cultura negra, artes visuais e dança.

Museu de Favela – MUF
Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, 7
Igrejinha – 2º Andar.
Morro do Cantagalo, Ipanema
CEP 22071-060
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Telefone: +55 21 22676374

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− 5 = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top